A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC finalizou análises sobre o aditamento do contrato de concessão com a GRU Airport para viabilizar a ligação entre os terminais de embarque, e a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A agência provou por unanimidade a alteração do Contrato de Concessão.
A proposta de aditivo, no entanto, ainda precisa do acerto entre a concessionária e a ANAC, e aval do Ministério da Infraestrutura e do TCU (Tribunal de Contas da União). O documento lido menciona a escolha da proposta do Aeromóvel, tecnologia brasileira usada em Porto Alegre.
Sem prazos
O projeto de ligação entre trem e aeroporto segue sem cronograma concreto. Em 2019, o governador João Doria afirmou que um people mover estaria funcionando entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do aeroporto de Guarulhos, em 2021. Mas a decisão de implantar o meio de transporte, estava a cargo da concessionária Gru Airport, debaixo do guarda-chuva de concessões do Governo Federal.
Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade em junho, com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que haveria uma reunião entre as partes em junho para definição de prazos.