Foto: Samuel Rocha
Greve SPTrans

Possibilidade de greve de ônibus em São Paulo no dia 21. SPTrans obtém liminar

A SPTrans informou por meio de um comunicado que obteve liminar para garantir que a população seja avisada com antecedência em caso de paralisação do sistema de ônibus no próximo dia 21 de junho e/ou em qualquer data anterior.

De acordo com a nota, o Tribunal Regional do Trabalho determinou que o sindicato informe com antecedência de 72 horas qualquer paralisação programada para o dia 21, ou data anterior, aos empregadores e passageiros do transporte público, sob multa de R$ 200.000,00.

“Importante destacar que a decisão aponta que, ao contrário do que determina a Lei 7.783/89, não houve comunicação antecipada da paralisação de terça-feira, 8 de junho, por parte do sindicato da categoria aos empregadores e passageiros.” – diz ainda o comunicado.

Com a palavra, o Sindmotoristas

De acordo Valdevan Noventa, presidente da entidade, a crise financeira – gerada pela pandemia do coronavírus, que acarretou na redução da frota – é a principal alegação dos empresários. “Sabemos da crise financeira, mas também sabemos que a inflação não perdoa os preços do mercado para a categoria. Tudo está mais caro, o alimento, o aluguel, o gás, a água. Portanto, o reajuste salarial é pauta de discussão e nos acende um alerta. Caso não tenhamos uma proposta satisfatória, o sistema vai parar”, afirmou.

No próximo 17, a sede da entidade receberá presidentes de sindicatos de transporte de todo o estado para discussão do tema. Afinal, as campanhas salariais da categoria não avançaram em todo o estado. Caso, não tenham êxito nas negociações, uma greve geral do transporte poderá acontecer no próximo dia 21.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus