Trens Urbanos

Joinville quer implantar trem metropolitano para ligação com cidades vizinhas

Joinville vai estudar o transporte de passageiros por meio de trens em vias utilizadas pelas composições cargueiras. O transporte seria no Norte de Santa Catarina.

De acordo com o site NCS Total, a secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville, acredita que para tornar viável o meio de transporte, seria necessário instalar estações e desvios para operar o transporte, mas sem custos com os trilhos porque seria usada a linha férrea já existente.

Resta ainda uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes e da empresa concessionária que hoje opera a linha férrea cargueira. Resta também a fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. Seriam calculadas as demandas do trecho, volume de passageiros, custos de tarifa e operação para entender se há realmente uma viabilidade para o projeto.

A expectativa é que o trem preste serviços em cidades vizinhas, como Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus