SPTrans

Bilhete único sem CPF será cancelado em setembro na cidade de São Paulo

A SPTrans informou por meio de um comunicado que os Bilhete Único sem cadastro (que não possuem um CPF associado) deixarão de existir a partir de 1º de setembro de 2021. Segundo a gerenciadora do transporte por ônibus paulistana, ao todo são 2,6 milhões de cartões que estão nessas condições.

Os usuários que ainda utilizam cartões sem cadastro terão um mês, até o dia 16 de julho, para associar um CPF válido ao seu Bilhete Único para continuar comprando créditos normalmente. Após essa data, não será mais possível fazer a recarga de créditos em cartões que não tenham o CPF associado. Durante esse período de transição, o passageiro só precisa associar seu CPF ao cartão no site da SPTrans. Não é preciso sair de casa, basta acessar http://www.sptrans.com.br/trocabilhete ou http://sptrans.com.br/cadastro.

Foto: Samuel Rocha

A partir de 1º de setembro, estes bilhetes não poderão ser recarregados com crédito comum. O passageiro terá que fazer um Bilhete Único personalizado, com nome impresso. Para não perder os créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, o passageiro deve associar com o CPF.

O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros”, diz a nota da SPTrans. “A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os novos Bilhetes possuem tecnologia mais moderna e segura.”

Como identificar se preciso trocar o cartão

Para saber se seu cartão faz parte desta regra, basta verificar se no verso do bilhete o seu número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. Para saber se seu cartão já está associado a um CPF, consulte no link https://www.sptrans.com.br/consultabilhete utilizando o número do seu CPF ou do seu Bilhete Único.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus