A Turis Silva, empresa que operadora na região Sul do Brasil, anuncia nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021, o início da operação do primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano para o fretamento.
O ônibus é do modelo Paradiso New G7 1050 da Marcopolo, com chassi Scania K 320 4×2, de 320 cavalos de potência, com capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas Semileito, e autonomia de cerca de 300 quilômetros.
O novo ônibus movido a GNV e/ou biometano recebeu modificações no projeto da carroceria para instalação dos cilindros de gás entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos.
De acordo com um comunicado da fabricante Marcopolo, o objetivo da empresa é introduzir veículos movidos a combustíveis sustentáveis e colaborar para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Trata-se de uma parceria entre a fabricante de carroceria e a Scania, e o veículo será utilizado na operação de fretamento contínuo, na rota de Porto Alegre-Charqueadas, transportando colaboradores da unidade de aços especiais da Gerdau localizada em Charqueadas (RS).
“No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro”, afirma Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.
“O início de operação do novo ônibus é mais uma demonstração do investimento da Marcopolo no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, e de soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes”, diz Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.