Foto: Samuel Rocha
Greve

Greve no Metrô: PAESE é ampliado ainda pela manhã desta quarta-feira (19)

O Metrô de São Paulo informou que houve uma atualização da operação do sistema PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência). São cerca de 200 coletivos para atender os passageiros afetados pela paralisação dos metroviários:

  • L1-Azul: Jabaquara à Tucuruvi;
  • L2-Verde: Vila Madalena à Vila Prudente;
  • L3-Vermelha: Itaquera à Pedro II. Trecho central – Linhas de ônibus desintegradas.
  • L15-Prata: Vila Prudente à São Mateus

A SPTrans informou em um comunicado na manhã desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, que o PAESE contempla a criação de 6 linhas que saem das estações de metrô até a região Central. A medida é para atender os passageiros afetados pela greve no Metrô de São Paulo.

Além disso, de acordo com a SPTrans, algumas linhas que ligam os bairros às estações de metrô farão percurso direto do bairro à região Central.

Operação parcial no Metrô

O Metrô de São Paulo informou que por volta das 7h da manhã desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, iniciou operação parcial na Linha 1-Azul entre as estações Ana Rosa e Luz, a Linha 2-Verde entre Alto do Ipiranga e Clínicas e Linha 3-Vermelha entre Bresser-Mooca e Santa Cecilia. A Linha 15- Prata do monotrilho permanecerá fechada. Havia a previsão de operação parcial nas três linhas seria iniciada às 6 horas da manhã.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás, assim como os atendimentos da CPTM permanecem operando normalmente.

Greve

O sindicato dos metroviários confirmou na noite desta terça-feira, 18 de maio de 2021, a greve nas linhas operadas pela estatal nesta quarta-feira (19). A categoria reivindica reajuste salarial, adicional noturno, adicional de férias, pagamento da segunda parcela da PR (Participação nos Resultados) além de manutenção de todas as demais cláusulas do Acordo Coletivo de 2020/2021. Mais de 77% dos votantes optaram pela paralisação em reunião online da categoria.

Já o Metrô de São Paulo, em um comunicado, disse que a atitude do sindicato dos metroviários sobre a greve declarada é “desumana e intransigente“.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus