Foto: Daniel Castellano / SMCS
Ônibus

Curitiba e BID analisam modelos de ônibus elétricos para operação

A Prefeitura de Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promoveram, nesta quinta-feira, 06 de maio de 2021, um encontro para avaliação de modelos de negócio de sistemas de transporte com ônibus elétricos em operação no Chile, na Colômbia e em implantação em São Paulo e São José dos Campos.

De acordo com um comunicado da UBRS, a ação faz parte do processo de evolução do sistema de transporte de Curitiba, com a inclusão de ônibus elétricos, previstos nos projetos do Novo Inter 2 e do corredor Leste-Oeste, e persegue a meta da cidade de buscar a neutralidade de carbono até 2050, estabelecida no Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima).

“A orientação do prefeito Rafael Greca é a de fortalecer a nossa cidade como protagonista em sustentabilidade e inovação. Isso envolve também a mobilidade urbana com um sistema de transporte moderno, mais eficiente e com menos emissões”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel, na abertura da reunião.

Exemplos

O consultor em transporte Carlos Bueno apresentou detalhes dos sistemas em funcionamento nas cidades de Bogotá, na Colômbia, e Santiago do Chile. Em Bogotá foram inseridos em 2019, 379 ônibus elétricos no sistema Transmilênio. A cidade estabeleceu como meta a circulação de ônibus com zero emissões até 2022.

Já na capital chinela, há 770 ônibus elétricos em operação. Nas linhas atendidas pela Metbus o carregamento dos veículos é feito em sete terminais elétricos com 232 carregadores e potência somada de 18.120 KW.

Também fizeram apresentações dos sistemas se ônibus elétricos em operação e em projeto, o secretário de Mobilidade Urbana de São Jose dos Campos, Paulo Guimarães e o superintendente da SPTRANS, Simão Saura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus