Trensurb

Analisando o Metrô de Porto Alegre – Trensurb

A Região Metropolitana de Porto Alegre conta com um sistema de transporte sobre trilhos. É a Trensurb, que completou 36 anos no último dia 2 de março. A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A opera uma linha de trem com 22 estações e 43,4 km de extensão, além de um people mover, o aeromóvel que liga uma estação até o Aeroporto Salgado Filho. O trem leve percorre um trecho de um pouco mais de 800 metros.

O sistema da Trensurb é composto por três frotas, a 100 que foi construída por um consórcio formado pela Nippon Sharyo Seizo Kaisha, Hitachi e Kawasaki Heavy Ind, os trens da série 200 que foram produzidas pela Alstom, e que são bem parecidos com a série 9000 da CPTM ou as séries 4000 e 5000 da SuperVias, além da série A-X00 que são os aeromóveis.

No eixo principal operadora pelos trens, o horário de funcionamento é de das 05:00 às 23:25, e antes da pandemia o sistema transportava um pouco mais de 200 mil passageiros por dia. Se por um lado a linha ferroviária esta estagnada na mesma quilometragem desde 2000, as últimas pesquisas de satisfação do usuário mostra que em torno 90% dos passageiros aprovam os serviços.

O Metrô de Porto Alegre é intermunicipal, e atende as cidades de Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Canoas, esta ultima cidade que representa 60% dos passageiros.

Há projetos de estender o serviço de trens em Canoas, com um projeto para o rebaixamento dos trilhos no centro da cidade. Canoas é a terceira maior cidade do estado e a maior da região metropolitana de Porto Alegre em população, e cortada ao meio duas vezes, uma pela BR-116 e outra pelos trilhos da Trensurb. Há ainda outros projetos de expansão entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios