A Alemanha conta com uma frota de 676 ônibus elétricos em operação, e assim como em várias partes do mundo, há planos de expansão do uso dos veículos, como a compra de mais 3.100 ônibus eletrônicos que já está planejada.
Segundo um artigo do site Sustainable-bus, entre os fornecedores estão a Solaris, Mercedes (EvoBus) e VDL, além da MAN Lion’s City E. No decorrer da década de 2020, consultores esperam um aumento significativo nos pedidos.
Hoje, cerca de 1,4% da frota de ônibus de transporte público alemão é movida a eletricidade (a frota total de ônibus no país é composta por cerca de 50.000 veículos).
A consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) mostra que o mercado alemão de e-bus está consistentemente acelerando: em 2017, havia 16 novos registros de e-bus; em 2018, os números triplicaram para 51. Em 2019, eram mais do que o dobro (104), quando houve um divisor de águas para o mercado de e-bus na Europa.
Trólebus estão no balaio
Além dos 502 ônibus elétricos a bateria, as estradas alemãs testemunham a operação de 81 trólebus e 64 ônibus com células de combustível . A maioria dos trólebus, cerca de 54, estão em Solingen. Há ainda o sistema de Esslingen, com 16 unidades, e Eberswalde, com 11 unidades.