A concessionária SuperVia informou na manhã desta terça-feira, 13 de abril de 2021, que por conta de uma ocorrência no sistema de sinalização nas proximidades da estação Brás de Pina, os trens no trecho entre as estações Gramacho e Central do Brasil estavam circulando com intervalos irregulares.
“Após vistoria no local, foi confirmado uma ocorrência de furto de cabos de sinalização no trecho entre Gramacho e Central do Brasil. Com isso, os trens estão circulando com intervalos irregulares“, informou a operadora.
A empresa diz que estava trabalhando para normalizar a operação o quanto antes. O mesmo problema já havia sido registrada nesta segunda, durante o período da manhã.
SuperVia teve quase 6 km de cabos roubados só em 2021
Diante de diversos casos de furtos de cabos, que acabam afetando diretamente a operação dos trens, a SuperVia emitiu um comunicado que mostra aumento neste tipo de ocorrência.
Segundo a operadora, a quantidade de cabos de sinalização furtados neste primeiro trimestre de 2021 já soma 128 registros, totalizando 5.986 metros de cabos, o equivalente a 96% dos 6.174 metros de cabos furtados em todo o ano de 2020.
A SuperVia lembra que o problema mais grave tem sido registrado no ramal Japeri, onde o crescimento de casos nestes primeiros três meses é de 8 vezes se comparado ao mesmo período do ano passado. Pessoas acabam acessando o sistema indevidamente e invadem a linha férrea para cortar os cabos. O interesse por esse material se deve à sua composição de cobre, que é revendido no mercado ilegal.
De acordo com a empresa, o furto de cabos prejudica todo o planejamento e afeta os intervalos entre os trens porque o comando para o maquinista seguir viagem passa a ser feito por rádio pela equipe de controladores que atuam em nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e não mais de forma automática, já que o sistema de sinalização passa a ficar prejudicado.