YouTube video
Monotrilho

Projeto original do monotrilho da Linha 17 prevê até quatro serviços

Agradecimentos a Hyan Henrique

A linha 17-Ouro do monotrilho, em seu primeiro eixo, deve ligar as estações Morumbi, Jardim Aeroporto e Congonhas, com inauguração prevista para os próximos anos. Nos demais eixos, sem previsão de obras, o meio de transporte elevado deve chegar a estação Jabaquara, e na outra ponta, na estação São Paulo-Morumbi:

Quando completo, o monotrilho poderá ter pelo menos quatro atendimentos distintos, de acordo um documento técnico para obtenção de licença ambiental do empreendimento. A partir de 2023, já serão dois serviços, o primeiro partindo da estação Morumbi em direção ao Aeroporto de Congonhas, e o segundo, em direção à Estação Jardim Aeroporto.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Cenário com as duas extensões concluídas

Quando completa, com 17,7 km de extensão, ligando o Jabaquara até a estação São Paulo-Morumbi, além do ramal até Congonhas, o plano de vias prevê até quatro atendimentos:

1 – Serviço Jabaquara-São Paulo Morumbi

O atendimento natural da linha que ligaria as duas extremidades.

2 – Serviço Congonhas –  São Paulo Morumbi

Seria o prolongamento do atendimento que será implantado em 2023 entre Morumbi e o Aeroporto.

3 – Serviço Jabaquara –  Congonhas

Serviço de ligação entre a Linha 1-Azul e o Aeroporto, atendendo a demanda de passageiros do ABC e Litoral em direção a Congonhas.

4 – Serviço Congonhas – Brooklin Paulista

Serviço auxiliar ao atendimento principal Jabaquara-São Paulo Morumbi.

Esquema de vias:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus