Reproduções / Acervo Memória Carris
VLT

Porto Alegre analisa proposta de reativar linha de bonde

Porto Alegre pode ter de volta um serviço de bonde. De acordo com uma publicação do Jornal Zero Hora, um projeto enviado pela prefeitura para a Câmara de Vereadores tenta retomar as viagens.

Neste mês, a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) incluiu a proposta de reativar o trem na apresentação do programa urbanístico para reabilitação do Centro Histórico.

“Tem a simpatia da atual gestão. Ouvi os demais secretários, e havendo viabilidade técnica e financeira, neste processo de discussão do programa, deve-se propor isso “, afirma o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

O meio de transporte não seria usado para solucionar os problemas de mobilidade, mas para ser integrado ao patrimônio histórico da capital gaúcha, sendo um deslocamento turístico.

A primeira linha foi inaugurada em 1864, tracionada por mulas, e Porto Alegre chegou a ter até veículos de dois andares. Os bondes elétricos deixaram de circular há 51 anos na cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus