O Metrô e a CPTM, operadoras ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), em parceria com o Sebrae-SP promovem ações para empreendedorismo. Desde a última segunda-feira, 12 de abril, até 10 de maio, quem circula pelo sistema dos dois modais, poderá acompanhar nos monitores das estações, informações sobre oportunidades gratuitas de qualificação empreendedora do Empreenda Rápido, programa desenvolvido pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o próprio Sebrae-SP.
“Neste momento em que a necessidade tem feito surgir tantos empreendedores, mais do que nunca conhecimento é essencial para que os negócios prosperem. Queremos que nossos passageiros tenham acesso a essa oportunidade”, diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Uma nota do Metrô diz que a divulgação será feita por meio de vídeos nos monitores de TV das estações e cartazes afixados nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Além disso, as redes sociais oficiais das duas empresas vão compartilhar essa oportunidade.
No Metrô a divulgação será feita nos monitores de TV das estações nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e com cartazes nas estações, além das redes sociais da Companhia. Já na CPTM as oportunidades serão divulgadas em cartazes e nas TVs das estações das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira e 13-Jade, assim como nas redes sociais oficiais.
São ao todo de 400 mil vagas de cursos técnicos e de gestão durante todo o ano de 2021, tanto para pessoas que querem começar a empreender, quanto para quem já possui uma empresa e precisa melhorar sua produtividade e competitividade no mercado. As aulas são ministradas pelo Sebrae-SP, Senac, Senai, Centro Paula Souza e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Além das qualificações, o programa auxilia os empreendedores no acesso a novos mercados e na busca por crédito orientado. Para 2021 estão sendo disponibilizados mais de R$ 150 milhões em microcrédito aos concluintes dos cursos via Banco do Povo.
Neste momento, em virtude da fase vermelha do Plano SP de combate à pandemia em todo o Estado, as aulas estão sendo realizadas de forma 100% online, ao vivo. Há ainda opções ensino à distância (EAD) e também por WhatsApp. Conforme o Plano SP for avançando para fases menos restritivas haverá opções híbridas e presenciais.
Para se inscrever, o passageiro deve apontar a câmera do celular para o QR Code dos vídeos e cartazes disponibilizados no sistema metroferroviário neste período de 12 de abril a 10 de maio e preencher os dados.
“Abrir uma empresa é um grande passo na vida do empreendedor. Mas o maior desafio é mantê-la viva e competitiva no mercado. A taxa de mortalidade dos pequenos negócios no Estado é, em média, de 39% entre o ano 2000 e 2019, mas notamos que essa taxa cai para 19% entre as empresas atendidas pelo Sebrae-SP, capacitadas em gestão e com mais oportunidades de acesso a novos mercados e crédito orientado, pilares do Empreenda Rápido”, diz o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.