Mobilidade Urbana

Governo de São Paulo anuncia reabertura do comércio e academias

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 16 de abril de 2021, o Governo de São Paulo anunciou uma nova fase do Plano São Paulo, chamada de transição, entre a vermelha e a laranja.

De acordo com o vice-governador, Rodrigo Garcia, a fase já entra em vigor neste sábado, 17 de abril, e no domingo está permitida a reabertura do comercio e cultos religiosos. Já no dia sábado, do dia 24, restaurantes, cabelereiros e academias voltam a ser reabertos, com restrições.

Já Jean Gorinchteyn, secretário de saúde, diz que a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado está em 85,3%. Paulo Menezes, Coordenador do centro de contingência da Covid-19, diz que por dia há uma redução de 0,8% no número de pacientes internados com covid. Menezes diz também que há uma queda no número de infecções. Menezes, no entanto, diz ainda que a taxa de transmissão ainda segue alta no estado.

Entenda a fase de transição

Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, diz que os setores econômicos terão um “voto de confiança” nesta fase de transição, para que respeitem os novos protocolos estabelecidos.

Na primeira semana, o toque de recolher segue mantido, e a medida vale para todo o estado. O comercio poderá abrir das 11h às 19h além da reabertura de cultos religiosos:

Já na segunda semana, restaurantes, salão de beleza e barbearias e atividades culturais podem reabrir das 11h da manhã ate às 19 horas. A ocupação dos estabelecimentos não deverá ser superior a 25%. Shoppings podem ser reabertos. A função bar segue proibida.

Já as academias poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h:

A próxima atualização do Plano São Paulo deve ocorrer no dia 1º de maio.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus