YouTube video
CPTM

CPTM cita desconforto em viagens da Linha 13 em edital de obras de estações no centro

Nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM publicou dois editais referente a supervisão e acompanhamento da implantação da chamada “integração centro” na Linha 13-Jade, com o objetivo de entender o atendimento até a estação Palmeiras – Barra Funda.

A ferrovia em seu serviço regular liga as estações Aeroporto Guarulhos e Engenheiro Goulart, e conta com o serviço Expresso Aeroporto, que parte de hora em hora, chegando até a estação da Luz.

No edital de licitação, a operadora cita viagens “desconfortáveis em virtude da atual demanda da Linha 12-Safira que é bem superior a sua oferta (capacidade)“. O passageiro que deseja ir até Guarulhos por meio do trem, ou precisa se dirigir até a Luz e aguardar o horário de partida, ou precisa utilizar a Linha 12 até Engenheiro Goulart.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O fato pode explicar a baixa demanda do ramal mais jovem da companhia, inaugurado em 2018. Três anos depois, o atendimento carrega um número bem aquém do esperado, sendo que em fevereiro, a média diária foi quase 8 mil passageiros por dia. Parte dessa conta pode ir para a pandemia, que retirou passageiros de todos os meios de transporte, com o distanciamento social. No entanto, mesmo antes da crise sanitária, o atendimento já registrava menos passageiros que o esperado, na ordem de 15 mil por dia. Foi projetado para transportar mais de 100 mil passageiros por dia.

Obras em estações

A CPTM ainda cita no edital que fará uma série de obras de engenharia nas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda para requalificar o Expresso Aeroporto.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus