A empresa de leasing AB Transitio e a CAF finalizaram um contrato para o fornecimento de 28 trens, formados por 20 unidades elétricas e oito bimodos, que também serão capazes de operar com biodiesel renovável, para atender às metas ambientais locais em ferrovias que não são eletrificadas.
O pedido vale € 250 milhões firmado em 2014, quando a autoridade local concedeu à Bombardier Transportation, CAF e Stadler contratos de sete anos para o fornecimento de trens regionais, com possibilidade de entrega de mais comboios.
Os 20 trens do modelo Civity Nordic de quatro carros terão 76 metros de comprimento com 190 assentos fixos e alguns dobráveis. As variantes eletro-diesel terão 67 metros de comprimento e 140 assentos. Serão formados por três carros mais um carro movido a biodiesel 100% renovável. As unidades terão velocidade máxima de 200 km/h no modo elétrico e 140 km/h no modo a diesel.
O material rodante será equipado com proteção térmica, e poderá operar em temperaturas entre -40ºC e + 40ºC. As entregas estão programadas para começar no final de 2023.