YouTube video
Metrô SP

[VÍDEO] Por dentro da manutenção em um trem do Metrô de São Paulo

O pátio Jabaquara foi o primeiro a ser construído no Metrô de São Paulo. Já tinha testes em trens antes mesmo das composições prestarem serviço na Linha 1-Azul. Os dois primeiros carros chegaram no bairro da zona sul em 28 de agosto de 1972, dois anos antes da inauguração da linha norte-sul.

As obras de implantação do Pátio Jabaquara ainda não estavam terminadas, no entanto, os técnicos e engenheiros da Companhia iniciaram imediatamente os testes nos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e pneumáticos dos carros-protótipos nas vias já construídas.

O trabalho era intenso para preparar os carros para o primeiro teste oficial, que iria ocorrer no dia 6 de setembro, inauguração do Pátio Jabaquara, na presença do presidente do Brasil na época, Emílio Garrastazu Medici.

O local com 44 mil metros quadrados é responsável pela manutenção e estocagem dos trens da Linha 1-Azul e 2-Verde. Ao todo são pelo menos entre 3 e 3,5 mil funcionários, sendo que uma parte considerável trabalha na madrugada.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Sobre a manutenção, são basicamente três tipos: a preventiva, a corretiva e a preditiva. A preventiva, que foi a que acompanhamos, avalia equipamentos com o principal fim de evitar as falhas no sistema. Já a corretiva, corrige equipamentos que por ventura apresentaram falha na operação. A preditiva faz análises das condições de operação e, a partir destes resultados, determinar intervalos de reparos ou substituição de peças e equipamentos.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Toda a manutenção é acompanhada eletronicamente, sendo que há três tipos de falhas classificadas em A,B e C. As do nível A são as mais simples e não requerem a retirada do trem de circulação, como por exemplo, uma lâmpada que queimou.

Para membros: Trem na via de testes no Pátio Jabaquara:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus