O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, durante entrevista para a TV Globo afirmou nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, que deve antecipar feriados do calendário, como medida para tentar frear a pandemia da covid-19.
O prefeito afirmou ainda que as medidas poderão serão anunciadas ainda nesta quinta. Haverá uma coletiva de imprensa por volta do meio dia. A antecipação poderá ocorrer na semana que vem.
“Se a gente conseguir 15 dias que as pessoas consigam voltar aos índices de isolamento do início da pandemia, a gente já consegue uma melhora na quantidade de casos e internações. Precisamos desse prazo de 15 dias que os especialistas da vigilância apontaram para conseguir colocar a curva para baixo e atender todo mundo na cidade”, afirmou Covas.
Entre os feriados previstos estão:
- Paixão de Cristo – 2 de abril;
- Páscoa – 4 de abril;
- Dia do Trabalhador – 1º de maio;
- Tiradentes – 21 de abril;
- Corpus Christ – 3 de junho;
- Revolução Constitucionalista de 1932 – 9 de julho.
Isolamento abaixo dos 50%
Dados do governo estadual apontam que o isolamento social no estado de São Paulo ficou em 44% nesta terça-feira, 16 de março de 2021, segundo dia da chamada fase emergencial do Plano São Paulo, com restrições mais duras que a fase vermelha.
A taxa é maior que registrado na segunda, quando foi registrado 43%. O índice era praticamente o mesmo da semana passada, onde oscilou entre 42 e 43%. O percentual mínimo recomendado pela autoridades sanitárias é de pelo menos 50%. Na capital paulista, nesta terça, o índice ficou em 43%.
De acordo ainda com o governo estadual, a fase emergencial da quarentena, que teve início nesta segunda, tem como objetivo reduzir a circulação de cerca de 4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. A região concentra 46% dos habitantes do Estado de São Paulo.