Ônibus

Projeto de lei quer proibir pontos finais de ônibus em áreas residenciais

Um projeto de lei quer proibir pontos finais de ônibus em ruas residenciais do Rio de Janeiro. A proposta é do vereador Marcio Ribeiro, do Avante, que já foi subprefeito da Grande Tijuca, e um comunicado de sua assessoria diz que houve vários apelos de moradores que sofrem com essa situação.

A medida visa proibir pontos terminais e suas cabines em frente às construções residenciais. Para o vereador, esse é um grande problema de ordenamento urbano.

“Bairros populosos e badalados da cidade, como Copacabana, Méier e Tijuca, contam com um grande fluxo de pessoas e de transportes públicos, além de muitos prédios residenciais. A poluição sonora e ambiental que as buzinas, o arranque dos veículos e o monóxido de carbono trazem para a população é excessiva no Rio de Janeiro. Agora já imaginou para os moradores que possuem, em frente às suas residências, ponto finais de linhas de ônibus, e suas cabines funcionais?” – diz a nota. “Ruas do Rio não são terminais de Ônibus”.

A publicação cita um exemplo em Copacabana, com as linhas 455, 457 e 474 que têm seus pontos finais localizados em ruas que ficam em frente aos apartamentos de moradores da região. Na zona norte, no bairro do Grajaú, os pontos finais das linhas 422 e 435, na Tijuca as linhas 413 e 629 e no Méier as linhas 232 e 679 têm moradias ao redor.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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