O Metrô de São Paulo divulgou em seu site o “Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2020“, que faz um balanço das realizações da companhia em 2020, e traça planos e previsões para expansão da rede.
Sobre a Linha 15-Prata, o documento diz que a “contratação das obras para o trecho Vila Prudente-Ipiranga
prevista para 2022″. O monotrilho atualmente liga as estações Vila Prudente e São Mateus. Ainda em 2021, deve ser entregue a estação Jardim Colonial.
O relatório ainda menciona a expansão leste do monotrilho, de Jardim Colonial até a futura estação Jacu-Pêssego. Confira as expansões previstas:
- Extensão a Oeste após Vila Prudente: 1,8 km operacional com 1 estação (Ipiranga).
- Extensão a Leste após Jardim Colonial: 2,8 km operacionais, 2 estações (Boa Esperança e JacuPêssego) e 1 pátio de estacionamento (Ragueb Chohfi).
O Metrô ainda menciona a evolução atual dos empreendimentos:
- Trecho Ipiranga – Vila Prudente (exclusive): Projeto Básico da via elevada em elaboração.
- Estação Ipiranga: em elaboração o Projeto Executivo.
- Trecho Jardim Colonial (exclusive) – Jacu-Pêssego
e Pátio Ragueb Chohfi: Contração do Projeto Executivo Civil,
Obra Civil e Sistemas. - Áreas necessárias para início da implantação das estações
(parcial) e pátio (total) estão desapropriadas.
Demanda
A demanda estimada para a operação comercial dos trechos Ipiranga e Jacu-Pêssego é de 484.960 passageiros, para o cenário 2025, de acordo com o documento.
Trecho até Cidade Tiradentes
Segundo ainda o relatório, o trecho a partir de Jacu-Pêssego, com atendimento até Cidade Tiradentes, encontra-se em análise, uma vez que depende de ações conjuntas com a PMSP, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi.