Foto: Raphael Comitre
Metrô SP

Linha 5-Lilás do Metrô pode ganhar 11 trens com extensão até o Jardim Ângela

Nesta terça-feira, 23 de março de 2021, o governo estadual anunciou a extensão da Linha 5-Lilás do Metrô, com um pouco mais de quatro quilômetros, e duas novas estações, entre o Capão Redondo até o Jardim Ângela.

O prazo de finalização dos estudos é de dois anos, mas na reunião ocorrida no Palácio dos Bandeirantes houve pedido de políticos da região para que os canteiros sejam montados antes desse prazo, e também para que seja aproveitada a mão de obra de moradores dos bairros atendidos pelo meio de transporte.

Atualmente a Linha 5-Lilás liga a estação Chácara Klabin até o Capão Redondo. Em um relatório divulgado pelo site do Metrô em 2019, a empresa estimava que seriam necessários o reforço de mais 11 trens para atender a nova configuração de deslocamento.

Promessa de 2011

Quando candidato ao Governo do Estado, João Doria prometeu leva o Metrô até Jardim Ângela. O anuncio foi feito em setembro de 2018, durante campanha em um clube às margens da represa Guarapiranga.

A extensão já tinha sido prometida em 2011 pelo então secretário Jurandir Fernandes. Em 2015, o sucessor de Jurandir, Clodoaldo Pelissioni, chegou a cogitar que a expansão poderia ficar a cargo da empresa privada que operaria a linha. Em 2018, o ramal lilás foi concedido à iniciativa privada, no entanto a extensão não foi inclusa como contrapartida da concessionária.

Já a administra atual negocia com a operadora a construção do novo trecho. “A tão esperada extensão da Linha 5-lilás está mais perto de acontecer. Levantando as mãos Serão duas novas estações ligando o Capão Redondo ao extremo sul da capital, R$ 2,5 bilhões investidos pela Via Mobilidade. Estimativa de gerar 1.000 empregos e beneficiar cerca de 130 mil moradores”, diz o secretário Alexandre Baldy, nas redes sociais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus