Foto: Diário dos Trilhos
Mobilidade Urbana

Isolamento social segue baixo em São Paulo no primeiro dia da fase emergencial

Dados do governo estadual apontam que o isolamento social no estado de São Paulo ficou em 43% nesta segunda-feira, 15 de março de 2021, primeiro dia da chamada fase emergencial do Plano São Paulo, com restrições mais duras que a fase vermelha.

O índice é praticamente o mesmo da semana passada, onde oscilou entre 42 e 43%. O percentual mínimo recomendado pela autoridades sanitárias é de pelo menos 50%.

A cidade que mais registrou isolamento foi São Joaquim da Barra, com 64%. Já Franca teve o menor índice, com 37%. A capital paulista registrou 42% de isolamento, Santo André com 43%, São Bernardo do Campo com 45% e São Caetano do Sul com 42%. Guarulhos e Osasco tiveram apenas 39% de isolamento cada.

Fase Emergencial e toque de recolher

O Governador de São Paulo, João Doria, em entrevista coletiva na quinta-feira, 11 de março de 2021, anunciou novas restrições no estado por conta do avanço da pandemia da covid-19.

Jean Gorinchteyn, Secretário de saúde, disse que o Brasil vive a maior crise sanitária de todos os tempos. De acordo com o titular da pasta, 53 cidades estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. A ocupação média dos leitos em todo estado está em 87%. No começo da semana a taxa era de 80%. Foram 20 dias de recordes de pacientes internados em Unidades de terapia Intensiva.

A nova fase emergencial deve durar por pelo menos 14 dias. Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da covid-19, disse que mesmo com a fase vermelha, a situação continua a piorar. Menezes disse que o objetivo é tirar de circulação cerca de 4 milhões de pessoas, para que o índice de isolamento aumente em mais de 50%. Nos últimos dias úteis, o índice não passou dos 43%.

Foi anunciado ainda o toque de recolher entre 20 horas e 5h da manhã. Parques, Igrejas e praia devem ficar fechados. Já os transportes coletivos devem funcionar em plena capacidade.

Alguns setores que eram considerados essenciais, passaram a serem proibidos nessa fase:

Jean Gorinchteyn ainda apresentou um slide com recomendação de escalonamento para evitar lotação no transporte coletivo:

Mais informações podem ser consultados no site do governo do estado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus