Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Baldy confirma estudos para unificação das linhas 7 e 10 da CPTM

O Secretário dos Transportes Metropolitanos , Alexandre Baldy, em entrevista a sites especializados sobre mobilidade nesta quinta-feira, 11 de março, confirmou estudos para unificação das Linhas 7e 10 da CPTM. O titular da pasta só não disse se a proposta está de pé. Disse apenas que a possibilidade foi analisada, como outras pensando na melhoria da operação.

Rumor

Uma linha de trem metropolitano ligando Mauá até Francisco Morato, operado com composições da série 9500. É o que disse conversas nas redes sociais e grupos de WhatsApp. O site Diário dos Trilhos também divulgou a possibilidade. O rumor ocorreu em fevereiro de 2020.

De acordo com a publicação, haveria então duas extensões operacionais, uma entre as estações Francisco Morato – Jundiaí (como é atualmente) e a outra entre Mauá e Rio Grande da Serra. As extensões seriam atendidas por trens da série 7000 e 7500.

O site ainda menciona um treinamento previsto para as frotas ainda neste mês de funcionários da empresa que atuam nas dias linhas, ou seja, maquinistas da Linha 7 sendo treinados para os trens da série 7000 e da 10-Turquesa para o 9500.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

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  • Trens Metropolitanos sempre devem ser prioritários em relação aos Trens Intercidades, pois beneficiam um número muito maior de usuários diariamente, esta importantíssima constatação deve ser levada em conta antes de se fazer uma concessão, desta forma é insensato se retirar a Linha 7-Rubi de sua chegada na Luz, da mesma forma a Linha 10-Turquesa, que possuem o mesmo número de passageiros, desta forma deveria ser planejada sua reunificação.
    “Durante a apresentação no Palácio dos Bandeirantes, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, cometeu um equivoco ao afirmar que o Trem Intercidades irá transportar 565 mil passageiros por dia, Na verdade, esse número inclui o serviço Intercidades entre Francisco Morato e Campinas, e sobretudo a Linha 7-Rubi, que hoje transporta 265 mil de usuários e será colocada no pacote”.
    Porem de acordo que foi colocado em gráfico oficial da CPTM em matéria publicada em 02/10/20 “Linha 9 Esmeralda é a que menos recuperou movimento de passageiros na CPTM” é divergente e consta os seguintes números mensais: em fevereiro (antes da pandemia) – a Linha 7-Rubi transportou 7.697.653 : 29dias =265.437passageiros diários, e em Agosto (durante a pandemia) esta mesma Linha 5.069.448 : 31dias =163.530, no que se conclui, que segundo aquele gráfico oficial, que mesmo antes da pandemia a linha 7 tinha média diária de 265 mil.
    As estimativas de demanda é de que com a entrada dos Trens Intercidades, acrescentem no máximo 15% deste total, o que perfaz 305mil, ou seja um número muito abaixo do que informado pelo secretário.

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