CPTM

3 anos da Linha 13 da CPTM: poucos passageiros e promessa de expansão

No dia 31 de março de 2018 era entregue a mais nova linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a 13-Jade, que prometia promover uma ligação eficaz entre a rede metroferroviária e o Aeroporto de Guarulhos, com previsão de transporte de mais de 100 mil passageiros por dia.

Três anos depois, o atendimento carrega um número bem aquém do esperado, sendo que em fevereiro, a média diária foi quase 8 mil passageiros por dia. Parte dessa conta pode ir para a pandemia, que retirou passageiros de todos os meios de transporte, com o distanciamento social.

No entanto, mesmo antes da crise sanitária, o atendimento já registrava menos passageiros que o esperado, na ordem de 15 mil por dia.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Expansão pode ser a solução

O Governo do Estado trabalha para levar a Linha 13 até a estação Palmeiras-Barra Funda, com o objetivo de “proporcionar a ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário”, segundo uma publicação do Diário Oficial do Estado de fevereiro de 2021, com um balanço e plano de ação da administração pública.

Na outra ponta, há projetos de levar a ferrovia até bairro de Guarulhos com população concentrada, como Bonsucesso e São João. Mas a expansão deve ficar para a próxima gestão.

Linha 13 na Mooca em cheque

Já a extensão da Linha 13 após Tiquatira, era prevista em um trecho subterrâneo, cortaria os bairros do Tatuapé e da Moóca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Moóca nas proximidades da faculdade São Judas.

E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha 10-Turquesa. Havia também planos de levar o atendimento até Chácara Klabin.

Fonte: Aeamesp.org

Mas no final de março de 2020, o Metrô divulgou em seu site o Relatório Integrado de 2019, com um mapa da rede futura metroferroviária, e as duas extensões não constavam nas projeções, o que levantou dúvidas sobre o prosseguimento dos planos:

Fonte: Relatório Integrado 2019 – Metrô

Segundo informações obtidas pelo Via Trolebus por meio da lei de acesso à informação, a extensão da Linha 13-Jade está em processo de estruturação de termo de referência para contratação de projetos básico e executivo que contemplará a revisão do projeto funcional desenvolvido anteriormente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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