No dia 31 de março de 2018 era entregue a mais nova linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a 13-Jade, que prometia promover uma ligação eficaz entre a rede metroferroviária e o Aeroporto de Guarulhos, com previsão de transporte de mais de 100 mil passageiros por dia.
Três anos depois, o atendimento carrega um número bem aquém do esperado, sendo que em fevereiro, a média diária foi quase 8 mil passageiros por dia. Parte dessa conta pode ir para a pandemia, que retirou passageiros de todos os meios de transporte, com o distanciamento social.
No entanto, mesmo antes da crise sanitária, o atendimento já registrava menos passageiros que o esperado, na ordem de 15 mil por dia.
Expansão pode ser a solução
O Governo do Estado trabalha para levar a Linha 13 até a estação Palmeiras-Barra Funda, com o objetivo de “proporcionar a ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário”, segundo uma publicação do Diário Oficial do Estado de fevereiro de 2021, com um balanço e plano de ação da administração pública.
Na outra ponta, há projetos de levar a ferrovia até bairro de Guarulhos com população concentrada, como Bonsucesso e São João. Mas a expansão deve ficar para a próxima gestão.
Linha 13 na Mooca em cheque
Já a extensão da Linha 13 após Tiquatira, era prevista em um trecho subterrâneo, cortaria os bairros do Tatuapé e da Moóca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Moóca nas proximidades da faculdade São Judas.
E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Mooca, cruzando com a Linha 10-Turquesa. Havia também planos de levar o atendimento até Chácara Klabin.
Mas no final de março de 2020, o Metrô divulgou em seu site o Relatório Integrado de 2019, com um mapa da rede futura metroferroviária, e as duas extensões não constavam nas projeções, o que levantou dúvidas sobre o prosseguimento dos planos:
Segundo informações obtidas pelo Via Trolebus por meio da lei de acesso à informação, a extensão da Linha 13-Jade está em processo de estruturação de termo de referência para contratação de projetos básico e executivo que contemplará a revisão do projeto funcional desenvolvido anteriormente.