YouTube video
VLT

Projeto prevê VLT de maior capacidade entre Galeão e estação Estácio do Metrô

Grandes aeroportos brasileiros padecem de um problema de não estarem conectados com a malha de transporte sobre trilhos, a exemplo do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que ao contrário do Santos Dumont, que conta com acesso ao Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, não tem acesso a transporte de média ou alta capacidade.

Mas, de acordo com uma reportagem da CNN, investimentos na ordem de R$ 2 bilhões podem tirar do papel um “Metrô leve”. Seria uma linha com 17 quilômetros de extensão, sete estações que seriam percorridas em 15 minutos, a partir do metrô do Estácio.

O trem leve cruzariam a parte da Região Central e da Zona Norte, em trajeto que, segundo o projeto, atenderia não apenas aos turistas, mas serviria os moradores das localidades atendidas pelo meio de transporte. O projeto prevê um trem maior que o atual VLT da cidade, mas menor que um metrô.

De acordo com a CNN, 130 mil pessoas poderiam utilizar o serviço diariamente. No mezanino da estação do metrô Estácio, os passageiros já fariam o check in e poderiam despachar suas bagagens. As demais estações seriam: Rodoviária, Into, Vila do João, Maré, Hospital Universitário Clementino Fraga (Ilha do Fundão) e Galeão.

Para construir o VLT, a concessionária RioGaleão terá que obter um aditivo no contrato de concessão, em troca de construir o meio de transporte.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus