Foto: Fernando da Silva Rodrigues
VLT

Praia Grande volta a discutir implantação de VLT

Praia Grande volta a articular um projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos como ligação com São Vicente.
De acordo com um comunicado da prefeitura da cidade, foi protocolado na última sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VLT na Cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente.

A intenção da prefeitura é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Condesb e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da Baixada Santista.

O VLT que contemplaria Praia Grande contaria com extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência, seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.

Segundo o secretário municipal, Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a Cidade e também para todo Litoral Sul. “Assim, será possível otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veículos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todo”, afirma.

O tema foi ainda abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU. A chefe do executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande.

Durante o encontro aproveitei para reforçar, entre outras coisas, nosso pedido pelo VLT em Praia Grande. É um sistema de transporte essencial para melhorar a mobilidade urbana não só do nosso Município, mas para todo Litoral Sul”, afirma.

A baixada Santista conta com uma linha de VLT entre Santos e São Vicente, uma segunda linha em obras em Santos, e o projeto da terceira linha que ligaria a área continental em São Vicente, próximo da fronteira com a Praia Grande.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus