A licitação do Trem Intercidades (São Paulo-Campinas), que engloba a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM e o Trem Inermetropolitano entre Francisco Morato e Campinas, pode ficar apenas para 2022, segundo uma publicação do jornal Correio de Campinas.
O texto informa que parlamentares da região estão atentos ao projeto, e que o assunto foi o tema principal na primeira reunião ordinária da Comissão para os Assuntos da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
A publicação pontua que já há atrasos no em seu cronograma, com possibilidade do edital ser adiado para 2022. O texto lembra que a renovação do contrato com a MRS é um dos impeditivos. Por outro lado, representantes do Estado ainda trabalham com o prazo para 2021 do lançamento do edital.
Acordo até setembro
O projeto de Trem Intercidades é uma vitrine do governo João Doria, mas depende da renovação antecipada com a operada de composições cargueiras, a MRS.
De acordo com uma reportagem publicada na Folha de São Paulo, com o título “Parceria destrava projeto de trem expresso entre Campinas e São Paulo“, há a expectativa de que a aprovação deva ocorrer até setembro. Com a renovação, a empresa terá que realizar melhorias na via férrea, inclusive de aumento no número de vias, o que vai viabilizar a operação do trem de passageiros.
Segundo o texto, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está finalizando o relatório para a renovação da outorga. O documento deve ficar pronto até o fim de fevereiro. Há ainda expectativa é que a diretoria da agência aprove o projeto até meados de março. E então, o relatório entregue ao ministério poderá ser protocolado no TCU (Tribunal de Contas da União) até o início de abril. O TCU deve aprovar o documento até setembro, segundo fontes ouvidas pelo jornal.
Enquanto isso, o governo do estado trabalha para realizar as primeiras audiências públicas até o terceiro trimestre de 2021.