Em coletiva de imprensa do governo estadual desta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, o governador João Doria anunciou que regiões regrediram de fase do plano São Paulo pela alta no número de internações. A Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, voltou para a fase laranja.
Ao todo seis regiões regrediram de fase, por conta do agravamento da pandemia em todo o estado. A Grande São Paulo, Campinas, Registro e Sorocaba foram para a fase laranja. Já Marilia e Ribeirão Preto voltaram para a fase vermelha.
Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, afirmou que a região metropolitana de São Paulo ultrapassou a marca de 70% de ocupação de leitos de UTI.
Fase laranja – funcionamento do comércio:
- Capacidade 40% limitada;
- Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h;
- Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento;
- Adoção dos protocolos geral e setorial específicos;
- O consumo de alimentos em bares não é permitido;
- Sobre academias: Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo;
Já Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde, informou que houve 13% no volume de internação na última semana, com quase 7 mil pacientes internados, sendo 510 a mais que no pico da primeira onda. Foram mais de 400 pessoas internadas nos últimos quatro dias. A taxa geral de ocupação do estado em leitos de UTI está acima dos 70%.