Ônibus

Espanha inicia operação de ônibus elétrico autônomo da Irizar

A cidade espanhola de Málaga e a operadora de transportes Avanza iniciaram a operação do primeiro ônibus autónomo de emissões zero de alta capacidade de fabricação da Irizar. O coletivo conta com de 12 metros de comprimento, sendo um projeto pioneiro porque envolve a inserção de um veículo de tamanho padrão na estrada em uma situação real de tráfego urbano. É resultado do Projeto AutoMOST.

O projeto pioneiro tem duas características que o tornam um grande avanço, destacou a Irizar por meio de um comunicado, que são a capacidade de transporte de passageiros e a interação com veículos, pedestres e infraestrutura em condições reais na cidade.

O ônibus utilizará um sistema de posicionamento e orientação de alta precisão, e será conectado a uma central de controle a partir da qual instruções específicas podem ser enviadas a cada unidade, e os ônibus podem ser monitorados e seus itinerários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus