YouTube video
CPTM

CPTM vai construir novo túnel de ligação com o Metrô na estação da Luz

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, que abriu uma licitação para contratação de empresa ou consórcio que vai executar obras de um novo túnel de ligação entre os serviços da empresa e do Metrô, na estação da Luz, além de readequação de acessos.

A Sessão Pública para recebimento das propostas será no dia 20/04/2021 às 10:00 horas. O edital estará disponível a partir do dia 11/02/2021, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br e na Rua Boa Vista nº 162, Edifício Cidade IV, 4º andar, Centro, São Paulo – SP, onde ocorrerá a sessão pública de processamento da licitação.

A estação histórica recebe os serviços das Linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade, além das ligações metroviárias 1-Azul e 4-Amarela. O túnel de ligação atual entre os dois sistemas é lotado nos horários de pico.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões. O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes onde hoje existem duas escadas fixas, e a construção de duas novas escadas fixas. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, será construído um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela. As atuais entradas, na mesma rua, serão fechadas já durante a obra.

Além de ser uma das mais bonitas da cidade, a Estação Luz é também uma das mais importantes por interligar CPTM, Metrô e ViaQuatro. A construção do novo túnel irá garantir mais mobilidade, segurança e rapidez para os passageiros destes modais ferroviários”, afirma Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus