CPTM vai construir novo túnel de ligação com o Metrô na estação da Luz

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

YouTube video

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, que abriu uma licitação para contratação de empresa ou consórcio que vai executar obras de um novo túnel de ligação entre os serviços da empresa e do Metrô, na estação da Luz, além de readequação de acessos.

A Sessão Pública para recebimento das propostas será no dia 20/04/2021 às 10:00 horas. O edital estará disponível a partir do dia 11/02/2021, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br e na Rua Boa Vista nº 162, Edifício Cidade IV, 4º andar, Centro, São Paulo – SP, onde ocorrerá a sessão pública de processamento da licitação.

A estação histórica recebe os serviços das Linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade, além das ligações metroviárias 1-Azul e 4-Amarela. O túnel de ligação atual entre os dois sistemas é lotado nos horários de pico.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões. O novo túnel terá início no entroncamento entre o saguão 2 da Estação Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero.

Na plataforma central está prevista a instalação de duas novas escadas rolantes onde hoje existem duas escadas fixas, e a construção de duas novas escadas fixas. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, será construído um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela. As atuais entradas, na mesma rua, serão fechadas já durante a obra.

Além de ser uma das mais bonitas da cidade, a Estação Luz é também uma das mais importantes por interligar CPTM, Metrô e ViaQuatro. A construção do novo túnel irá garantir mais mobilidade, segurança e rapidez para os passageiros destes modais ferroviários”, afirma Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus