YouTube video
Metrô SP

Baldy sinaliza licitação conjunta entre as Linhas 2-Verde e 20-Rosa do Metrô

Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, sinalizou uma licitação “em bloco” das linhas 2-Verde e 20-Rosa, está última uma ligação metroviária entre a estação Santa Marina, na Lapa e a cidade de Santo André, no ABC Paulista.

O titular da pasta não deu muitos detalhes sobre como seria a parceria, mas artigos recentes do site Metrô/CPTM apontam que uma empresa privada teria interesse em construir e operar a Linha 20 junto com a Linha 2, em uma concessão conjunta. O grupo britânico Ascendal é o interessado, de acordo com a publicação, e construiria parte da Linha 20, entre a Zona Oeste e o ABC, com a ajuda financeira do Estado.

Desmembrando linhas

A Linha 2-Verde opera em conjunto com a Linha 1-Azul, no ponto de vista do pátio e manutenção. Por exemplo, trens que rodam na ligação metroviária entre Vila Prudente e Vila Madalena, realizam manutenção de retina no Pátio Jabaquara.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Então o desmembramento do antigo ramal paulista parece ser distante no ponto de vista da atual operação. Mas, o próprio secretário Alexandre Baldy acabou compartilhando o texto do Ricardo Meier. Não há prazos e nem decisão final sobre a eventual concessão, e o titular da pasta ainda menciona que o projeto “ainda é muito inicial”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus