Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, sinalizou uma licitação “em bloco” das linhas 2-Verde e 20-Rosa, está última uma ligação metroviária entre a estação Santa Marina, na Lapa e a cidade de Santo André, no ABC Paulista.
O titular da pasta não deu muitos detalhes sobre como seria a parceria, mas artigos recentes do site Metrô/CPTM apontam que uma empresa privada teria interesse em construir e operar a Linha 20 junto com a Linha 2, em uma concessão conjunta. O grupo britânico Ascendal é o interessado, de acordo com a publicação, e construiria parte da Linha 20, entre a Zona Oeste e o ABC, com a ajuda financeira do Estado.
Desmembrando linhas
A Linha 2-Verde opera em conjunto com a Linha 1-Azul, no ponto de vista do pátio e manutenção. Por exemplo, trens que rodam na ligação metroviária entre Vila Prudente e Vila Madalena, realizam manutenção de retina no Pátio Jabaquara.
Então o desmembramento do antigo ramal paulista parece ser distante no ponto de vista da atual operação. Mas, o próprio secretário Alexandre Baldy acabou compartilhando o texto do Ricardo Meier. Não há prazos e nem decisão final sobre a eventual concessão, e o titular da pasta ainda menciona que o projeto “ainda é muito inicial”.