Foto: Samuel Rocha
SPTrans

SPTrans libera cota de estudante para o mês de janeiro

A SPTrans, em um comunicado de imprensa, informou que deve liberar as cotas de gratuidades de janeiro para estudantes de universidades que já estão com aulas presenciais dos seus cursos em andamento. Esta é a primeira vez que são disponibilizadas cotas neste mês, em virtude da antecipação do início das aulas de algumas instituições de ensino, por conta da pandemia de covid-19.

A liberação teve início na última segunda-feira, 11 de janeiro, e está condicionada ao envio prévio dos dados sobre a retomada das atividades presenciais pelas instituições de ensino e ao pagamento da taxa de solicitação ou revalidação, de responsabilidade dos estudantes.

O aluno pode acompanhar se a instituição encaminhou sua matrícula, consultando o site da SPTrans: http://www.sptrans.com.br/estudante.

Após a instituição enviar os dados de matrícula à SPTrans, o usuário poderá fazer a solicitação de revalidação do seu cartão pelo site da SPTrans ou nos canais de atendimento on-line.

De acordo com a gerenciadora do transporte paulistano, depois da confirmação dos dados, o boleto é gerado no site da SPTrans e o pagamento pode ser feito na rede bancária ou lotéricas. O valor é de sete tarifas básicas vigentes (R$ 30,80).

Não é necessário imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. Outra opção é o pagamento do valor de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).

Foto: Samuel Rocha

Bilhete em casa

A SPTrans ainda reforça que os estudantes do ensino superior que retornarem às aulas presenciais em janeiro também podem pedir o Bilhete Único com opção de receber o cartão em casa. Uma parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), passou a oferecer esse serviço para facilitar o recebimento do cartão sem a necessidade de deslocamento em tempos de pandemia.

Além de o estudante não precisar sair de casa para obter o cartão, tem também a vantagem de estar com bilhete em mãos em até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento e dos dados. Para usar o serviço, basta fazer a solicitação no site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br) preencher o cadastro com os dados pessoais, realizar o pagamento equivalente ao valor de dez tarifas (R$ 44) mais o custo do envio.

O valor pode ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito. Depois é só enviar o documento de identidade (RG, passaporte, CNH ou RNE) e uma foto também pelo site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br), cadastrar o endereço no qual quer receber o cartão e aguardar a liberação dos dados. É importante utilizar uma foto recente e manter os dados atualizados.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus