Nesta semana, secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve nas obras da Linha 6-Laranja e conferiu de perto a montagem dos tatuzões. Sim, serão duas tuneladoras que devem escavar os túneis em diferentes direções, o que deve dar agilidade na construção do meio de transporte esperado há décadas pelos moradores da Zona Norte de São Paulo. A linha 6 deve ligar as estações São Joaquim e Brasilândia.
Segundo uma postagem da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, os dois equipamentos utilizados para fazer a escavação do solo irão em direções opostas. Um deles no sentido norte, que fará entre 8 e 9 metros de escavações diárias. Já o outro que perfurará em direção ao centro, fazendo entre 13 e 14 metros por dia.
A exceptiva é que os grandes equipamentos comecem a trabalhar no primeiro trimestre de 2022. Já sobre a previsão de término dos trabalhos é no início de 2024.
Operação assistida
No relatório de empreendimentos do Metrô postado no site da operadora em outubro, a estimativa dos trens operarem entre Brasilândia e São Joaquim é no ano de 2025. Em um primeiro momento, como ocorreu nas outras linhas, o horário de operação deve ser restrito, sendo ampliado gradativamente até chegar no horário normal das outras linhas, ou seja, das 4h40 à meia noite.