Quem estiver no saguão inferior do Aeroporto de Congonhas poderá avistar um painel indicativo do futuro acesso para o monotrilho da Linha 17-Ouro. A imagem acima foi postada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, em suas redes sociais.
Mas o painel não indica que o acesso estará tão rápido a disposição dos passageiros que quiserem utilizar a malha metroferroviária. O prazo para conclusão das obras, segundo os representantes do estado, é no ano que vem. Mas no último relatório de empreendimentos do Metrô, datado de novembro, o cronograma de entrega da Linha 17-Ouro para ViaMobilidade é em 2023.
Acesso
O local dará acesso a um túnel que passa por baixo da Avenida Washington Luís, que por sua vez dará acesso a estação Congonhas, que fica em uma confluência entre a Washington Luís com a Rua Rafael Lório. O passageiro poderá se dirigir até a estação Campo Belo, e conectar com a malha metroviária por meio da Linha 5-Lilás. Ou então, ir até a estação final da Linha 17 no Morumbi, em conexão com a malha de trens na Linha 9-Esmeralda da CPTM.