VLT quando estava em testas em estação
VLT

Qual o destino dos 40 trens do extinto projeto de VLT em Cuiabá ?

Mato Grosso desistiu de finalizar um projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, prometido para a Copa do Mundo que ligaria a capital Cuiabá até Varzea Grande. De acordo com a administração estadual, estudos técnicos sobre a implantação do meio de transporte urbano é inviável para região Metropolitana da Capital. A decisão foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, e um corredor de ônibus deve ser erguido no lugar

Há até um movimento por parte de parlamentares para tentar reverter a situação, mas decisões judicias cacifam a escolha.

No entanto, cerca de seis quilômetros do meio de transporte chegaram a ser construídos além da aquisição de 40 trens da empresa Caf do modelo Urbos. E o que pode ocorrer com o material rodante?

A liminar concedida em favor do governo de Mato Grosso determinou que o Consórcio VLT retire os vagões de Cuiabá e Várzea Grande e promova a venda dos equipamentos. Ou seja, será necessário que um outro operador tenha interesse nos veículos. O problema é que não há previsão de novas linhas de VLT previstas na América latina. Uma alterativa, ainda que bem remota, seria a eletrificação de trechos operados por sistemas a diesel pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.

Outra alterava seria a compra da frota por sistemas existentes no mundo. Se não houver comprador, a estimativa é que parte dos competentes sejam vendidos e o resto vire sucata.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus