Mato Grosso desistiu de finalizar um projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, prometido para a Copa do Mundo que ligaria a capital Cuiabá até Varzea Grande. De acordo com a administração estadual, estudos técnicos sobre a implantação do meio de transporte urbano é inviável para região Metropolitana da Capital. A decisão foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, e um corredor de ônibus deve ser erguido no lugar
Há até um movimento por parte de parlamentares para tentar reverter a situação, mas decisões judicias cacifam a escolha.
No entanto, cerca de seis quilômetros do meio de transporte chegaram a ser construídos além da aquisição de 40 trens da empresa Caf do modelo Urbos. E o que pode ocorrer com o material rodante?
A liminar concedida em favor do governo de Mato Grosso determinou que o Consórcio VLT retire os vagões de Cuiabá e Várzea Grande e promova a venda dos equipamentos. Ou seja, será necessário que um outro operador tenha interesse nos veículos. O problema é que não há previsão de novas linhas de VLT previstas na América latina. Uma alterativa, ainda que bem remota, seria a eletrificação de trechos operados por sistemas a diesel pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU.
Outra alterava seria a compra da frota por sistemas existentes no mundo. Se não houver comprador, a estimativa é que parte dos competentes sejam vendidos e o resto vire sucata.
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