A Agência governamental UK Export Finance (UKEF) concordou em apoiar uma linha de crédito de £ 1,7 bilhão de euros para um consórcio liderado pela Bombardier Transportation e a Orascom Construction e Arab Contractors para um projeto de monotrilho de alta capacidade em Cairo, no Egito.
A UKEF garantirá 80% dos empréstimos, totalizando € 2,5 bilhões, sendo o maior montante de financiamento já concedido para um projeto de infraestrutura no exterior.
A Autoridade Nacional de Túneis do Egito concedeu um contrato de US $ 4,5 bilhões ao consórcio em 2019 para projetar, construir, operar e manter duas novas linhas de monotrilho por 30 anos. A participação da Bombardier no negócio vale US $ 2,85 bilhões e inclui o fornecimento de uma frota de 70 trens Innovia Monorail 300 de quatro carros, que serão construídos em Derby, Grã-Bretanha, além do sistema de sinalização Cityflo 650 CBTC, o centro de controle de operação, sistemas de comunicação, portas de plataforma, cobrança de tarifas, fornecimento de energia e sistemas de distribuição de energia, bem como feixes de comutação e equipamentos em uma garagem.
A Bombardier estabelecerá uma linha de produção em sua fábrica de Derby para fabricar os trens do monotrilho, criando cerca de 100 empregos. “Esta é a primeira exportação do Reino Unido desde que nossos trens construídos em Derby foram exportados para a África do Sul para o projeto Gautrain em 2008”, disse Matt Byrne, presidente da Bombardier Transportation, Reino Unido e Irlanda.
A linha terá 54 km de extensão e vai ligar o Cairo Oriental à Nova Capital Administrativa (NAC) e uma outra linha de 42 km vai conectar a cidade de 6 de outubro a Gizé.
As duas linhas terão capacidade para cerca de 45.000 passageiros por hora por sentido com uma velocidade operacional de 80km/h, proporcionando um tempo de viagem de cerca de 60 minutos até a nova capital e cerca de 42 minutos até a cidade de 6 de outubro.