O Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, em resposta a questionamentos nas redes sociais, falou sobre o prazo de implantação do sistema de sinalização CBTC nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
De acordo com Silvani, a companhia está “finalizando o CBTC da linha 1 azul e ainda este ano concluímos a implantação na linha 3 vermelha“:
Já no novo relatório de empreendimentos do Metrô, datado do mês de dezembro de 2020, a companhia não menciona mais prazos para implantação de equipamentos e sistemas nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, que devem ajudar na operação dos dois eixos metroviários de maior demanda na capital paulista.
O prazo era que a linha que liga o Jabaquara ao Tucuruvi teria a funcionalidade já em fevereiro de 2021, e o eixo metroviário que liga Itaquera a Barra Funda, em julho.
Entenda o “CBTC”
Os sistema oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.
Especialistas apontam o modelo de gestão das composições como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
No caso das linhas 1 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Atualmente, as linhas 2, 4, 5 e 15 contam com a funcionalidade.