Ônibus

Prefeitura do Rio sinaliza pagar subsídios para melhorar serviço de ônibus

A Prefeitura do Rio pode começar a pagar subsídios para as operadoras de ônibus, incluindo as linhas de ônibus convencionais e do BRT. O método já utilizado em outras capitais do mundo, como em São Paulo, pode ser implantado de forma temporária, durante um processo de reorganização para que o sistema funcione de forma adequada. A medida foi defendida pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, de acordo com o jornal Extra.

O incentivo das empresas hoje é maximizar os lucros, diminuindo custos, num incentivo perverso, ainda mais com a pandemia, que reduziu o número de passageiros. Então, diminui o custo cortando a frota, tendo mais passageiros por ônibus pelo modelo atual. O que tem que fazer é mudar o modelo de remuneração”, disse a secretária.

Entre os pontos de reorganização está até a revisão de parte do traçado do BRT Transbrasil, discussões sobre a integração tarifária entre os diferentes modais e a revisão do programa de racionalização. A secretária ainda deve rever todos os trajetos das linhas de vans legalizadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus