O Brasil pode ter uma nova greve dos caminhoneiros nesta segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021. A paralisação, se ocorrer, pode ser por tempo indeterminado. A decisão de paralisação foi tomada no último dia 15 de dezembro de 2020, durante uma assembleia geral extraordinária do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC). O grupo conta com mais de 40 mil caminhoneiros em São Paulo e tem afiliados em outros estados.
Reinvindicação
A categoria quer melhores condições de trabalho, é contra o aumento do preço do combustível, o marco regulatório do transporte marítimo (BR do Mar) e que ainda aposentadoria especial.
Pedido de Bolsonaro
Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro fez um apelo aos trabalhadores para que adiassem a paralisação, e que o governo estuda alternativas para reduzir o PIS/Cofins e, por consequência, o preço do diesel.
Como poderá ser a paralisação?
Plínio Dias, presidente do CNTRC, em entrevistas na imprensa, diz que a orientação é que as vias não sejam totalmente interditadas e que ônibus, caminhões com insumos hospitalares e os com carga viva tenham livre passagem.
Justiça proíbe obstrução
A justiça tenta proibir os trabalhadores de obstruir, mesmo que parcialmente a BR-101 e de praticar atos que prejudiquem o tráfego de veículos na via. As determinações são da Justiça Federal do Rio de Janeiro.