Uso do transporte em plena pandemia | Foto: Perfil SP Sobre Trilhos no twitter (@spsobretrilhos)
Metrô SP

Metrô de SP transportou menos da metade de passageiros por dia em 2020

Um relatório postado no site do Metrô de São Paulo informou que a media transportada por dia úteis nas linhas operadas pela estatal em 2020, não foi nem a metade da registrada no penúltimo mês de 2019. De acordo com o relatório, no ano passado foram transportados 1,8 milhões de usuários em média nos dias úteis, considerando-se as entradas mais as transferências entre as linhas do Metrô de São Paulo.

Já em novembro de 2019, de acordo com o site Metrô/CPTM, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, transportaram juntas 3,866 milhões de média transportada por dia útil.

O relatório do Metrô ainda aponta que o no dia 14/de novembro de 2013, foi estabelecido recorde de demanda com 4,2 milhões de passageiros transportados em um único dia. O relatório atribui a diminuição de demanda “influenciado pela pandemia do novo Coronavírus anunciada pela Organização Mundial da Saúde em 11/03/2021“.

Segundo ainda o documento, o tempo médio de percurso entre duas estações do sistema é estimado em 2 minutos. A estação mais movimentada segue sendo a Sé. “Circularam na estação Sé em dezembro/2020, considerando-se as entradas, saídas e transferências entre as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, cerca de 292 mil passageiros em dia útil” diz o texto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus