Estações com plataformas lotadas | Foto: Rodrigo @rodrigoluiz23_
Mobilidade Urbana

Mesmo em fases vermelha e laranja, Estado de São Paulo segue com baixo isolamento

O Governo de São Paulo anunciou em coletiva de imprensa da última sexta-feira, 22 de janeiro de 2021, que todo o estado passaria a estar na fase vermelha a partir das 20 horas nos dias úteis, e em todos os horários nos finais de semana.

De acordo com a apresentação da administração estadual, “sem medidas mais restritivas e com esse ritmo de crescimento de pacientes internados em UTI COVID, em 28 dias o Estado poderia ter o esgotamento de leitos UTI COVID“.

Algumas regiões, ficaram na fase vermelha em período integral: Marilia, Franca, Presidente Prudente, Barretos, Bauru, Sorocaba e Taubaté:

Mas, de acordo com o próprio governo estadual, mesmo com as mudanças nas fases do plano São Paulo, os 645 municípios, na média, não tiveram aumento no isolamento. Nesta semana, por exemplo, na terça-feira (26), a média de isolamento social ficou em 40%, assim como na quarta-feira, dia 27.

Os índices vêm mantendo os mesmos desde setembro do ano passado, variando em dias da semana entre 39% e 42%. Os melhoras valores foram registrados em março de 2020, quando em alguns dias da semana, a taxa de isolamento chegou a ficar em 55%.

Já nos últimos finais de semana, como no dia 24 de janeiro, o índice de isolamento ficou em 47%. No início da quarentena, como por exemplo em 29 de março de 2020, ficou em 59%.  Os índices estão disponíveis no site do Plano São Paulo.

A diminuição do isolamento social é apontado como um dos fatores para o aumento de casos da covid-19, assim como mais internações e mortes. O número de óbitos no estado já passou dos 50 mil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus