Originalmente chamada de Linha da Paulista, a Linha 2-Verde foi planejada desde o projeto metroviário de 1968. Na época, como a Avenida Paulista já era o grande centro de negócios, era preciso haver uma linha que passasse por ela. O projeto básico previa que a ligação metroviária deveria ir da Vila Madalena ao Paraíso.
Em 1972, foi elaborado um novo projeto no trecho do Sumaré ao Paraíso. Esse projeto seria complementado em 1980, com o estudo definitivo chamado “Terceira Linha do Metrô de São Paulo“.
As obras da Linha 2 foram iniciadas em 30 de novembro de 1987, sendo o primeiro trecho (localizado sob a Avenida Paulista) construído por meio do método NATM.
As obras envolveram uma certa complexibilidade, sendo que dois prédios na esquina das ruas do Paraíso e Maestro Cardim, que tiveram seus pontos de apoio alterados, com partes dos prédios ficando suspensas por placas de concreto e aço.
O eixo metroviário passa ainda debaixo da torre da TV Cultura, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, no Sumaré, o que exigiu na época da construção uma análise do projeto da antena, que levou a adaptações na planta do túnel. Como as fundações da torre tinham profundidade maior que a do túnel, suas hastes de aço foram afastadas, e elas passaram a “abraçar” o túnel.
O trecho entre a Consolação e o Paraíso foi entregue no dia 25 de janeiro de 1991. Anos mais tarde a linha foi estendida até a Vila Madalena, e em 2010 chegou até a Vila Prudente. Atualmente está sendo expandida até a Penha, e há planos de levar a Linha 2 até Guarulhos na estação Dutra, e na outra ponta até a estação Cerro Cora.
Extensões suprimidas
O Metrô lançou um projeto independente na década de 90 do Plano PITU (chamado Rede Azul) e propôs a ampliação da Linha 2 até Vila Nova Cachoeirinha, com 9,6 mil metros de extensão, nove estações e excluindo a Estação Cerro Corá. O projeto acabou descartado quando da elaboração do PITU 2025 (atualização do PITU 2020).
Zona leste já estava prevista nos planos
A intenção de levar o Metrô até São Caetano do Sul não iria excluir os planos da chegada dos trens na Zona Leste. No plano elaborado no fim da década de 1990, a linha verde seguiria por um trecho do ABC e subiria até São Miguel Paulista, com conexão na estação Patriarca, da linha 3 – Vermelha.
Conexão com o Tatuapé
No início dos anos 2000, foi considerado um outro traçado para a Linha 2, já prevendo o atendimento em Vila Prudente. Os trens seguiriam até a estação Tatuapé.
Mas posteriormente o traçado acabou sendo mais uma vez alterado, e atualmente o Governo do Estado trabalha para levar o ramal rumo a Penha.
comentários