Um levantamento feito pelo G1 aponta as cinco linhas com maiores falhas ocorridas durante a operação, no período entre janeiro a setembro de 2020. Os dados coletados pela reportagem apontam que uma falha ocorreu no período em ligações intermunicipais a cada 17 minutos em 2020.
Nos meses de coleta, de acordo com a publicação, foram 23.947 falhas, tendo os principais problemas como mecânicos, como pneu furado e falta de embreagem.
Já a EMTU afirmou que as linhas relacionadas pela reportagem cumpriram cerca de 341 mil viagens e percorreram 10 milhões de quilômetros de janeiro a setembro de 2020. A gerenciadora também informou que realiza inspeções regulares na frota e que cerca de 400 itens verificados estão relacionados à segurança, manutenção e conservação do coletivo.
Ranking com as linhas problemáticas:
- Linha 32 – Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/São Paulo (Pinheiros) – 379 falhas
- Linha 75 – Arujá (Parque Rodrigo Barreto)/São Paulo (São Miguel Paulista) – 342 falhas
- Linha 931 – Praia Grande (Jardim Samambaia/Santos (Paquetá) – 298 falhas
- Linha 513 – Itapecerica da Serra (Jardim das Oliveiras)/São Paulo (Metrô Capão Redondo) – 273 falhas
- Linha 273 – Suzano (Centro)/Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – 248 falhas
Principais falhas nos ônibus
- Sem partida – 1221
- Problema mecânico – 727
- Pneu furado – 627
- Pane elétrica – 546
- Sem embreagem – 463
- Cortando aceleração – 381
- Problema mecânico – 349
- Sem aceleração – 297
- Validador inoperante – 275
- Motor sem força – 273
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