Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Mobilidade Urbana

Enem: Metrô, CPTM e EMTU terão reforço na frota no domingo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM divulgou um comunicado sobre o reforço na operação para facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer a prova da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Reforçamos a operação para estar ao lado dos estudantes nesse momento tão importante para todos que se dedicaram durante anos aos estudos”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Segundo a nota, a todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, com exceção da 13-Jade, vão funcionar com intervalo de 10 minutos entre os trens do início da operação até as 14 horas. Depois disso, a companhia retoma os intervalos habituais de 35 minutos aos domingos, quando são realizadas obras de modernização. Além disso, entre 8h e 13h, as seis linhas terão um trem extra de prontidão para entrar em operação em caso de necessidade. Todas as estações terão reforço na segurança e a adição de bilhetes extras nas bilheterias.

Já nas linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, o Consórcio Unileste, que opera as linhas na Área 4 de concessão (região de Mogi das Cruzes), vai reforçar a operação de dois serviços para auxiliar no transporte dos estudantes.

A linha 311 Salesópolis (trevo da Petrobras) – Mogi das Cruzes (centro) via Biritiba Mirim terá uma partida a mais, às 10h, saindo de Salesópolis. E o serviço 311 DV1 Salesópolis (trevo da Petrobras) – Mogi das Cruzes (centro) via Salesópolis (Bragança) terá duas partidas, às 9h e às 9h40, também a partir de Salesópolis.

A linha 394 Biritiba Mirim (Jardim dos Eucaliptos) – Mogi das Cruzes (centro) será acrescida de uma partida de Biritiba Mirim às 9h30.

O sistema metroviário terá reforço em sua frota de trens entre 10h e 13h. Serão colocadas em circulação mais composições do que em um domingo habitual nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A operação especial do Metrô também contempla a disponibilização de trens reservas estacionados em pontos estratégicos das linhas, para ampliar a oferta de viagens em caso de aumento de demanda.

As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, vão trabalhar com frota e intervalos normais para os domingos. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios