Monotrilho

Dois projetos de monotrilho brasileiros são destaque na mídia internacional especializada

Dois projetos de monotrilhos Brasileiros estão na lista do site Rail Journal, no artigo “21 projetos ferroviários para assistir em 2021”, um deles, a Linha Laranja de Salvador, e a outra de São Paulo, a 17-Ouro. Curiosamente os dois sistemas vão receber o material rodante da mesma fabricante, a BYD.

Sobre o projeto de Salvador, a publicação destaca que a entrega deve ocorrer em 2022. “O monotrilho de 19,2 km da Linha Laranja de Salvador está programado para inaugurar seu primeiro trecho em 2021. A linha, que eventualmente conectará o Distrito do Comércio à Ilha de São João, deverá transportar 172.000 passageiros por dia. As obras da linha começaram em março de 2020 e são realizadas pelo consórcio Skyrail Bahia, liderado pela BYD. A linha é um dos dois monotrilhos planejados para a cidade, ao lado da Linha Verde São Joaquim – Acesso Norte, com 4,1 km. Ambas as linhas estão programadas para inaugurar em 2022“, diz o texto.

Marcos S. Santos

Já sobre a Linha 17-Ouro, o texto menciona que a linha começou a ser construída em 2012, mas houve problemas com o consórcio que iniciou os trabalhos.

“O projeto do monotrilho está previsto para ser inaugurado este ano. A tão esperada Linha 17-Gold está finalmente programada para abrir este ano. O projeto de monotrilho com 7,7 km de extensão e oito estações ligará o aeroporto de Congonhas, por meio de um trevo com a Linha 5-Lilás em Campo Belo, ao Morumbi na Linha 9-Esmeralda. O contrato original do projeto foi concedido ao Monorail Railroad Consortium (CMI), mas esse contrato foi rescindido unilateralmente pelo Metrô de São Paulo devido a contínuos atrasos. O Metrô de São Paulo assinou um contrato de R $ 494,8 milhões ($ US 96,4 milhões) com a Constran em 13 de janeiro de 2020 para a retomada das obras civis. A BYD, na China, fechou um contrato de cerca de R $ 1 bilhão para fornecer os sistemas e 14 trens,” diz o texto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios