Dois projetos de monotrilhos Brasileiros estão na lista do site Rail Journal, no artigo “21 projetos ferroviários para assistir em 2021”, um deles, a Linha Laranja de Salvador, e a outra de São Paulo, a 17-Ouro. Curiosamente os dois sistemas vão receber o material rodante da mesma fabricante, a BYD.
Sobre o projeto de Salvador, a publicação destaca que a entrega deve ocorrer em 2022. “O monotrilho de 19,2 km da Linha Laranja de Salvador está programado para inaugurar seu primeiro trecho em 2021. A linha, que eventualmente conectará o Distrito do Comércio à Ilha de São João, deverá transportar 172.000 passageiros por dia. As obras da linha começaram em março de 2020 e são realizadas pelo consórcio Skyrail Bahia, liderado pela BYD. A linha é um dos dois monotrilhos planejados para a cidade, ao lado da Linha Verde São Joaquim – Acesso Norte, com 4,1 km. Ambas as linhas estão programadas para inaugurar em 2022“, diz o texto.
Já sobre a Linha 17-Ouro, o texto menciona que a linha começou a ser construída em 2012, mas houve problemas com o consórcio que iniciou os trabalhos.
“O projeto do monotrilho está previsto para ser inaugurado este ano. A tão esperada Linha 17-Gold está finalmente programada para abrir este ano. O projeto de monotrilho com 7,7 km de extensão e oito estações ligará o aeroporto de Congonhas, por meio de um trevo com a Linha 5-Lilás em Campo Belo, ao Morumbi na Linha 9-Esmeralda. O contrato original do projeto foi concedido ao Monorail Railroad Consortium (CMI), mas esse contrato foi rescindido unilateralmente pelo Metrô de São Paulo devido a contínuos atrasos. O Metrô de São Paulo assinou um contrato de R $ 494,8 milhões ($ US 96,4 milhões) com a Constran em 13 de janeiro de 2020 para a retomada das obras civis. A BYD, na China, fechou um contrato de cerca de R $ 1 bilhão para fornecer os sistemas e 14 trens,” diz o texto.